O conflito no Médio Oriente entrou numa nova fase, ainda mais perigosa, com os bombardeamentos ao Líbano. O objectivo de Israel é eliminar alvos ligados ao Hezbollah, o partido/milícia xiita que está em conflito aberto com Israel há décadas, mas este tipo de ataques acaba sempre por atingir toda a população e os cristãos que vivem no sul do país estão também a ser afectados, como me disse a libanesa Marielle Boutros, coordenadora de projectos da fundação Ajuda à Igreja que Sofre naquele país. O original deste artigo foi escrito em inglês para o site da AIS Internacional, e pode ser lido aqui.
Mais dois dos padres que estavam provisoriamente afastados do ministério por terem sido referidos na lista da Comissão Independente foram reintegrados, depois de os seus processos terem sido arquivados. Já só restam dois padres afastados do ministério, tendo todos os outros sido reintegrados. Aqui dou conta de todas estas novidades, e volto, pela enésima vez, a fazer um apelo a que os bispos sejam mais transparentes na forma como lidam com estes casos. Lendo, perceberão porquê. Entretanto têm aqui a cronologia de casos em Portugal, uma análise de todos os casos conhecidos e outra especificamente sobre os casos referidos na lista da Comissão Independente. Tudo acabadinho de actualizar.
O Papa Francisco está a fazer uma visita ao Luxemburgo e à Bélgica, mas esta pode não ser uma visita muito fácil. Antes de partir, Francisco ordenou a expulsão de vários membros de uma organização católica peruana, por abuso de poder.
E numa altura em que se volta a discutir o tema da procriação medicamente assistida, o professor de Teologia Moral, Jorge Cunha, explica a posição da Igreja sobre a destruição de embriões, que frequentemente ocorre nestes processos.
Volto ao tema das cheias na Nigéria, que têm feito tantos estragos no norte do país. Neste artigo o bispo auxiliar John Bakeni explica o que é preciso para enfrentar esta tragédia e como podemos ajudar.
A AIS está a prepara mais uma edição da campanha Um Milhão de Crianças a Rezar o Terço. Saibam tudo aqui.
No domingo tive a sorte de ir a Fátima participar na Bênção dos Capacetes. Estive enquanto jornalista e não motard, que não sou, mas fiquei fascinado. O artigo que escrevi sobre o assunto para o The Pillar deve estar quase a sair e por isso partilho-o no mail da próxima semana, mas prometo que vai valer a pena!
Por fim, deixo-vos com o artigo desta semana do The Catholic Thing, em que o padre Paul Scalia fala do Evangelho em que Jesus diz que quem acolhe uma criança é a Ele que acolhe. Que implicações é que isso tem para uma sociedade que evita e rejeita as crianças, chegando ao ponto de as matar?