A Actualidade Religiosa está de regresso, depois de umas boas férias, e pronto para mais um ano de trabalho, análise e aprofundamento.
Penso que não podia começar por outro lado do que falar da grande viagem do Papa Francisco à Ásia/Oceânia, que termina sexta-feira com o regresso a Roma. Tratou-se de uma viagem épica de 12 dias à Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura. Naturalmente, para nós o ponto alto é Timor-Leste, onde Francisco foi recebido de forma apoteótica, naquele que é possivelmente o país mais católico do mundo, depois do próprio Vaticano. Toda a viagem foi coberta pela Aura Miguel, e podem ler os pontos altos na Renascença.
Mas a relação entre Timor e a Igreja nem sempre foi tão forte como é agora. Sabiam que quando os portugueses saíram de Timor apenas cerca de 30% da população era católica? Escrevi um artigo de aprofundamento sobre a importância da Igreja para Timor, e também sobre as expectativas para a visita do Papa, para o Expresso. É só para assinantes, mas se souberem ler bem inglês podem ver uma versão maior no The Pillar. Este foi daqueles trabalhos que deu mesmo gosto de fazer, em que aprendi imenso. Aconselho vivamente!
Outra notícia importante que aconteceu durante as férias de Verão foi a entrada em vigor na Ucrânia da lei que proíbe actividades de organizações religiosas que estejam sedeadas na Rússia. Trata-se de uma lei feita à medida para atacar uma Igreja em particular e neste texto explico porque é que acho que é uma lei injusta e errada, que ficará do lado errado da história.
Por falar na Ucrânia, durante as férias foi publicada uma entrevista que fiz ao Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, em que falámos da guerra, da Rússia e da busca por uma data comum para a Páscoa entre católicos e ortodoxos. Têm aqui a versão portuguesa, e aqui a inglesa.
Já depois de ter enviado a última Actualidade Religiosa tive o grande privilégio de visitar a Terra Santa, em trabalho pela Ajuda à Igreja que Sofre. Essa viagem resultou já em alguns artigos. Aqui o Patriarca Latino de Jerusalém explica porque é que não é tempo de falar de política, no contexto da guerra em Gaza; aqui olho para aquilo que a minúscula comunidade católica em Gaza está a fazer durante esta guerra e neste artigo dou voz aos cristãos que desesperam por uma solução pacífica e o regresso à “normalidade” na Terra Santa. Mais virão!
Eu sei que sou lido por muitos padres, e presumo que a maioria deles sejam párocos, por isso aconselho-os a ler este artigo interessante sobre uma paróquia espanhola que arranjou uma solução imaginativa para todos os casais que queriam casar pela Igreja mas que, pelas mais variadas razões, achavam que não podiam. O resultado foi uma espécie de casamento de Santo António. Leiam que vale a pena, e inspirem-se! Mais que a solução concreta, o admirável aqui é a atitude proactiva do pároco e da sua equipa, que acabou por envolver toda a comunidade.
As férias não travaram a publicação dos artigos do The Catholic Thing em português. O artigo desta semana é sobre o papel de Nossa Senhora na história da salvação, e inclui uma explicação da genealogia de Jesus no Evangelho de São Mateus, mas aproveitem para ler também este do Randall Smith, que escreve sobre os santos que estão nos altares, mas cujos nomes não conhecemos.
Deixo-vos com um convite para visitar o Mosteiro de São Vicente de Fora, para verem esta exposição sobre São Vicente, padroeiro de Lisboa. A inauguração é sexta-feira, e as visitas podem realizar-se entre Sábado, 15 de Setembro, e 26 de Janeiro de 2025.