
A Actualidade Religiosa está de volta, depois de um mês de bastante descanso. Espero que as vossas férias tenham sido boas!
Sendo este um newsletter de “reentré”, vou falar mais de coisas que fui publicando ao longo do mês de Agosto, e menos da actualidade mais premente, mas não podia deixar de referir em primeiro lugar o trágico acidente de ontem em Lisboa. A Igreja reagiu rapidamente, com uma nota de pesar e hoje o Patriarca D. Rui celebra missa pelas vítimas. Rezemos todos por elas e pelas suas famílias.
Em Agosto assinalaram-se cinco anos desde a terrível explosão no porto de Beirute. Como é que o país, e a comunidade cristã, estão hoje?
Aqui podem ouvir a minha participação na Rádio Maria sobre os mártires coptas da Líbia.
Será que o fundo soberano da Santa Sé tinha uma forma de alterar dados do sistema SWIFT, permitindo assim lavagem de dinheiro? Escrevi sobre isto para o Expresso.
O desembarque de dezenas de migrantes ilegais no Algarve reacendeu o debate sobre a imigração em Portugal. Qual tem sido a posição da Igreja portuguesa sobre este assunto?
Vem aí mais uma edição do Relatório da Liberdade Religiosa no mundo, da Ajuda à Igreja que Sofre. A coordenadora da publicação levanta o véu sobre algumas das conclusões?
Todos os anos milhares de jovens voltam à escola graças ao apoio da fundação Ajuda à Igreja que Sofre, sobretudo em países onde as comunidades cristãs correm o risco de desaparecer.
O clero e os religiosos cristãos em Gaza garantem que não vão acatar ordens de evacuação de Israel e que continuarão no terreno para proteger e servir os cristãos para quem sair seria “uma sentença de morte”.
E por fim, a trágica morte de um padre na Serra Leoa, um país onde este tipo de violência é extremamente rara, está a chocar a sociedade.
Artigos do The Catholic Thing publicados desde a última newsletter:
- Apontamentos sobre o “Grande Reset” – Francis X. Maier
- Descer da Montanha – Stephen P. White
- O Deus dos Filósofos e o Deus de Abraão, Isaac e Jacob – Randall Smith
- Não dar Cristo é dar “extremamente pouco” – Jayd Henricks
- O Papa Leão e os Limites do Governo – Daniel B. Gallagher