
O Papa Leão publicou hoje a sua primeira exortação apostólica, sobre o amor aos pobres. Aqui podem ler o texto integral, na página da Santa Sé. Podem ainda ler a notícia da Ecclesia, de autoria do Octávio Carmo, ou a da Renascença, da Aura Miguel, para terem uma ideia do conteúdo.
O Vaticano confirmou esta semana que o Papa Leão XIV vai fazer a sua primeira visita internacional à Turquia e ao Líbano. Quando vai? Precisamente nos dias em que eu vou estar em Roma para celebrar o Jubileu, obviamente. É a vida.
Por falar em Jubileu, já publiquei o episódio deste mês dos Portadores de Esperança. Em vésperas de eleições, e com o ambiente político crispado, falei com a especialista Cristina Sá Carvalho. Há esperança para a política? Perguntei-lhe. “Tem de haver”, respondeu. A partir do site podem ver a conversa em vídeo ou escutar só em áudio a versão integral, um pouco mais longa.
Portugal tem um novo bispo, trata-se de D. Pedro Fernandes, que fica à frente da diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Quem também tem um novo bispo é a diocese anglicana de Cantuária. Só que é uma arcebispa. A notícia tem sido vendida como sendo histórica, e é, só que talvez não seja pelas razões que estão a pensar. Escrevi sobre isto para o Expresso, mas como a análise é só para assinantes, publiquei também um vídeo onde explico tudo em apenas oito minutos. Na revista Ideias, que sai com o Expresso na sexta-feira, publico ainda um perfil de Sarah Mullally.
Três mesquitas e um centro cultural islâmico em Lisboa foram alvo de colagem de autocolantes ofensivos (e francamente estúpidos), ao longo desta semana. A normalização do discurso discriminatório tem destas coisas e nunca é demais condená-lo. O Patriarcado de Lisboa já o fez, de forma discreta mas clara, no parágrafo final da nota que enviou à Comunidade Islâmica pelos 40 anos da Mesquita Central de Lisboa.
É já este mês que a fundação Ajuda à Igreja que Sofre publica o seu relatório sobre a liberdade religiosa. O lançamento internacional será em Roma, e o lançamento da versão portuguesa será em Lisboa, tudo no dia 21.
O artigo desta semana do The Catholic Thing fala de laicidade/secularismo. Que modelo serve melhor a sociedade? Numa altura em que muitos vaticinam um novo sistema “pós-liberal” em que trocamos as nossas liberdades por outras garantias, o autor sugere que um papel mais activo dos cristãos na sociedade pode evitar o pior.
Termino com uma proposta. O museu São Vicente de Fora convida-nos a subir à torre do mosteiro na noite de Sábado, entre as 20h e as 23h. Por apenas dois euros por pessoa (crianças até aos 8 não pagam) temos direito a uma vista inigualável sobre Lisboa. Toda a informação aqui.