
Continuamos de olhos postos na Síria, onde embora continuem a existir motivos de preocupação, os sinais que nos chegam dão razões para um optimismo cauteloso. Se, depois de 14 anos de guerra, a paz e a tolerância inter-religiosa cheguem através de um dos grupos rebeldes que há uma década andava a ameaçar os cristãos, será uma das mais bizarras reviravoltas dos últimos anos. Mas ainda temos de esperar para perceber se esta tolerância é sincera, ou se é fogo-de-vista. Lembro-me de ler um artigo, há vários anos, quando o Hamas venceu as eleições em Gaza, de uma cristã a dizer que apesar de ser um partido islâmico, o resultado era bom porque já ninguém aguentava a corrupção da Fatah. Essa história não acabou bem…
Este vai ser o último boletim da Actualidade Religiosa antes do Natal, pelo que aproveito para reforçar o pedido do Papa para rezarmos todos por um cessar-fogo no Natal, e partilho convosco a intenção do Patriarca Latino de Jerusalém de fazer chegar alguma coisa às crianças cristãs de Gaza para alegrar o Natal deles.
Se está sem ideias para presentes de Natal, esta tábua antiga inscrita com os dez mandamentos (não a original, que Moisés escangalhou) vendeu recentemente por cinco milhões de dólares. Se querem alguma coisa mais em conta, e se estão perto de Lisboa, podem ir ao Chiado comprar artesanato feito por cristãos da Terra Santa, que é uma excelente forma de apoiar essas famílias que tanto precisam.
Neste Natal rezemos também por Moçambique. Para além dos tumultos na capital, as populações do norte, que já estavam a lidar com terrorismo, estão agora a braços com as consequências do ciclone Chido que fez muitas vítimas – o número ainda é incerto – e deixou um grande rasto de destruição.
Se é professor, ou um pai interessado em questões de educação, então veja este link para conhecer um projecto de confiança de formação na área da educação sexual. Não basta reclamar com o conteúdo de (algumas) aulas de Cidadania, há que formar pessoas para dar estas matérias de forma fiável.
O artigo do The Catholic Thing desta semana é um elogio à tradição de defesa de liberdade religiosa nos Estados Unidos, mas também um aviso para as ameaças contra essa liberdade. Este é um assunto que nos deve preocupar a todos, porque o trabalho que os EUA fazem na promoção da liberdade religiosa é seguida por muitos países como exemplo.
Desejo-vos a todos um Santo Natal! Se Deus quiser, volto ainda antes do ano novo.