
Esteve recentemente em Portugal o Cardeal George Koovakad, um dos cardeais mais novos da Igreja e prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso. Nesta entrevista conversei com ele sobre esse trabalho, sobre a importância das religiões para a paz mundial e ainda sobre a sua herança indiana, e como isso contribui para a sua missão na Igreja.
A polémica destes últimos dias é a chamada Lei da Burca. É um tema que divide opiniões e que tem gerado discussões acesas. Eu também tenho uma opinião forte sobre o assunto, que expus neste vídeo.
O Rei Carlos III está hoje no Vaticano, onde se encontra com o Papa Leão XIV. Para além da audiência, haverá um momento de oração conjunta, que é de facto histórica.
Mas histórica não significa que haja esperança de uma reunificação. Expliquei nas minhas intervenções sobre a nomeação da nova Arcebispa de Cantuária porque é que a Igreja Católica e a Igreja Anglicana estão cada vez mais distantes em termos doutrinais. Recentemente, porém, a situação agravou-se mesmo no seio da Igreja Anglicana, com as Igrejas mais conservadoras, sobretudo de África e Ásia, e com algumas na América do Norte, a declararem efectivamente a sua independência, o que significa que quando a nova Arcebispa de Cantuária tomar posse vai herdar uma Igreja com menos de metade do tamanho que tinha antes de ter sido nomeada.
No artigo desta semana do The Catholic Thing, John Grondelski agradece ao Papa Leão XIV ter assumido a causa do combate à cultura da infertilidade e encoraja toda a Igreja a contribuir para uma mudança de mentalidade na sociedade em geral para combater o inverno demográfico.
Convido-vos a ler esta entrevista que o jornalista António Marujo fez ao historiador da Igreja António Matos Ferreira, que serve para abrir o apetite para um curso que está a ser promovido pela 7 Margens. Tem lá toda a informação necessária para as inscrições.
Sintam-se também desafiados a participar nestas conferências sobre esperança, no âmbito do jubileu, que decorrem na paróquia do Lumiar e que incluem oradores como o Patriarca de Lisboa, Paulo Portas, César das Neves, Miguel Morgado e Rui e Carmo Diniz.