
Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram oficialmente declarados santos pelo Papa Leão XIV no passado domingo. Ambos são exemplos – muito diferentes – de como os jovens podem ser santos sem deixar de ter uma vida aparentemente normal. Na próxima semana conto trazer-vos mais material sobre Acutis, em particular, mas que ainda está em preparação.
O artigo desta semana do The Catholic Thing é precisamente sobre estas canonizações e outras. O Pe Raymond de Souza fala da importância dos santos que são criados em anos jubilares, e explica um pouco quem são os que ainda vão ascender aos altares este ano. Há umas figuras fascinantes, incluindo um ex-satânico.
Os bispos maronitas do Líbano reuniram-se no início deste mês, e publicaram uma declaração apelando ao Estado que assegure a soberania plena do país. Nada de polémico, certo? Errado. Nada no Médio Oriente é simples, e um apelo à soberania plena do Estado é, na verdade, um ataque ao Hezbollah. Está tudo detalhado, de forma simples, neste vídeo-explicador.
Setembro é tempo de formação para “baby bishops”, ou seja, para os bispos recém-nomeados da Igreja Católica. Acontece todos os anos, mas este foi o primeiro curso no pontificado de Leão XIV, o que lhe deu a oportunidade para explanar mais uma vez as prioridades do seu pontificado, apelando à atenção aos pobres e às vítimas das guerras.
Vem aí mais uma campanha para pôr “Um milhão de crianças a rezar o terço” pela paz. É uma iniciativa da fundação AIS, sobre o qual escrevi aqui.