
Como ontem foi feriado, deixei o Actualidade Religiosa para hoje. Espero que tenham tido um bom dia de Corpo de Deus e, se for caso disso, um excelente fim-de-semana prolongado.
Voltou a cumprir-se ontem a procissão mais antiga da cidade de Lisboa, com o Patriarca D. Rui Valério a apelar ao desarmamento e ao compromisso com os pobres.
Hoje temos novo episódio da série Portadores de Esperança. Não sei se é o vosso caso, mas eu tenho levado recentemente com imensas histórias e casos de casais mais ou menos próximos que se separam. É sempre uma grande dor de alma. Por isso falei com Teresa Ribeiro, especialista em Terapia de Casais, que nos diz que há esperança para quem sente o casamento a naufragar, mas avisa que quanto mais cedo pedirem ajuda, melhor.
O Papa voltou a alertar para as preocupações com o avanço da inteligência artificial. A propósito disto, volto a chamar atenção para a entrevista que fiz ao padre Afonso Seixas Nunes sobre como a inteligência artificial está a afectar a guerra.
E por falar em guerra, cá está mais um pedaço da Terceira Guerra Mundial de que falava o Papa Francisco. Agora é a guerra plena entre Israel e o Irão, com o cardeal arcebispo dos católicos latinos em Teerão a explicar como os bombardeamentos estão a impactar a sua comunidade.
Muito longe de mísseis, drones e armas nucleares está o Padre Ube. Mas o missionário venezuelano vive com os efeitos práticos da guerra, ajudando a cuidar de cerca de 90 mil refugiados do Sudão do Sul que vivem agora em Palabek, um campo no Uganda. Falei com ele para a fundação Ajuda à Igreja que Sofre, e contou-me que quando chegou com os seus colegas salesianos, e deparou com a miséria total, perguntou aos habitantes do campo do que é que precisavam, e tudo o que lhe pediram foi que os ajudasse a rezar.
A fundação AIS existe para ajudar pessoas como o Pe Ube que dedicam a vida a ajudar os outros. É um trabalho magnífico que depende totalmente de donativos individuais e que todos os anos faz questão de prestar contas de quanto recebeu e em que é que o gastou. Aqui está o relatório deste ano.
A situação em Moçambique vai de mal a pior. Recentemente uma casa de religiosas foi assaltada e uma irmã ameaçada com decapitação. Tudo contado aqui pelo meu colega Paulo Aido, que tanto tem feito para manter no mapa o sofrimento da Igreja neste nosso país irmão.
Termino com duas notícias curiosas. O estado de Washington aprovou uma lei que obriga os padres a violar o segredo de confissão em casos de abuso sexual. A Igreja Católica levou a lei a tribunal, e agora os ortodoxos fizeram o mesmo. Numa nota mais positiva, apresento-vos um artista de apenas 16 anos que esculpiu uma enorme estátua do primeiro santo nativo da Venezuela.