
Naturalmente a notícia da semana é a alta hospitalar do Papa. Francisco tem ainda um longo período de convalescença pela frente, e já ouvi duas teorias sobre como será este pós-internamento. Alguns especulam que o Papa vai acudir às instruções dos médicos e desacelerar o ritmo, mas outros dizem que sabendo que agora vamos ver um Papa ainda mais activo a tentar aplicar as reformas que tem pensadas para a Igreja. Enquanto esperamos para ver, podem ver a minha intervenção na SIC Notícias de sábado passado em que comentei a saúde do Papa e a possibilidade de ele ainda vir a fazer a esperada visita à Turquia em Maio, para assinalar os 1700 anos do Concílio de Niceia.
A Nigéria vai de mal a pior. Ao longo da última semana mais dois padres foram raptados, embora um já tenha sido libertado. A Nigéria tem sérios problemas com a discriminação religiosa e o fundamentalismo islâmico, mas devemos ter cuidado com as generalizações, pois a vasta maioria dos raptos de padres acontecem nos estados do sul do país, de maioria cristã, motivados não por anti-Cristianismo mas meramente por desejo de lucro fácil com resgates.
Durante a minha visita à Terra Santa em Fevereiro pude visitar um centro de aconselhamento em Belém que é o único centro de saúde mental inteiramente cristão nos territórios palestinianos. O Centro Bailasan – o termo significa Bálsamo – presta um serviço crucial numa região onde abundam os traumas.
Também traumatizados estão os habitantes da Serra Leoa, ainda a recuperar de anos de guerra em que as mutilações eram usadas como arma. A Igreja está na linha da frente para tentar tratar estes traumas e promover a reconciliação, como me explicou o Pe Peter Konteh.
Esta Quaresma tenho estado a ler, de forma cuidada, os salmos, e tem sido uma experiência muito boa. Foi por isso com surpresa e grande alegria que vi este artigo do The Catholic Thing, do Stephen P. White, precisamente sobre a importância de ler os salmos na Quaresma. Leiam também, e aproveitem a ideia, que a Quaresma só vai a meio.
O Patriarca de Lisboa e o bispo de Setúbal apelam à participação na Caminhada pela Vida, que acontece este sábado. Todas as informações aqui.