Quarta-feira foi o Red Wednesday. Para quem não sabe, trata-se do dia em que, por iniciativa da fundação Ajuda à Igreja que Sofre, recordamos os cristãos perseguidos no mundo. Em Portugal o dia foi marcado pela apresentação de um relatório em Lisboa e a iluminação de vários edifícios e igrejas por todo o país. Se tudo isto lhe passou ao lado, perca agora uns minutos para pensar nos que sofrem por fidelidade à fé.
Esta semana não gravei nenhum vídeo, nem escrevi nenhum texto de análise ou comentário, mas tive o privilégio de ser convidado para falar do meu trabalho no podcast do South Asian Reasearch Institute for Minorities. Foi uma conversa longa e interessante sobre os desafios de cobrir temas religiosos enquanto jornalista. Foi tudo em inglês, mas podem ouvir aqui.
Já se falava disso, mas agora surgiu a confirmação oficial. O beato Carlos Acutis vai ser canonizado em Roma, durante o Jubileu de 2025! Têm toda a informação aqui.
A guerra da Ucrânia já passou os mil dias. É uma tragédia e uma vergonha, como diz o Papa. Aqui um padre brasileiro que está no país fala sobre como se vai sobrevivendo num país onde muitos já perderam a esperança.
Outra tragédia é a continuação da guerra na Terra Santa. Francisco disse esta semana que é preciso averiguar se aquilo que está a acontecer em Gaza não será um genocídio. Israel não gostou.
Não deixem de ler o artigo desta semana do The Catholic Thing em português. David Bonagura fala da importância de contemplar a morte, mas também de pensar nos que já morreram antes de nós, rezando por eles.