O PS e o Bloco de Esquerda, que em 2007 nos garantiram que aquilo de que as mulheres precisam para ser felizes e livres em Portugal é de poder abortar até às 10 semanas, decidiram que afinal esse limiar da liberdade se encontra nas 12 ou até 14 semanas. Pelo meio, querem acabar com o que resta do direito à objecção de consciência, porque isto dos direitos humanos, afinal é só para alguns. A Associação dos Médicos Católicos insurgiu-se, e bem.
Recentemente esteve em Portugal o autor do livro “Deus: A Ciência, as provas” que acaba de ser publicado pela D. Quixote. Não se assustem! Esta não é uma nova tentativa de demonstrar cientificamente a existência de Deus, é antes um livro cientificamente rigoroso e muito completo que procura explicar porque é que todas as grandes descobertas científicas dos últimos 125 anos apontam para a existência de um Deus criador. Para quem não percebe a diferença, que é fundamental, sugiro então que leiam a entrevista que fiz a Michel Bolloré. Os que entendem têm ainda mais razões para ler!
O número de católicos no mundo aumentou 36% nos últimos 25 anos, segundo a Agência Fides.
Por mais que se fale em ordenação de mulheres e acolhimento a homossexuais, a verdadeira grande mudança que se discute no Sínodo da Sinodalidade é a descentralização. O próprio conceito de sinodalidade inclui a descentralização, mas a questão é em que moldes? Nos últimos dias tem-se falado desse assunto e um grande número dos delegados opôs-se a qualquer tentativa de dar poder de decisão doutrinal a conferências episcopais ou regionais. Esta é uma questão a ter debaixo de olho, e que espero aprofundar nos próximos dias.
Sente-se perdido quando houve falar de xiitas, sunitas, cristãos maronitas e judeus no Médio Oriente? Ainda não percebeu bem porque é que Israel está a atacar o Líbano, nem o que é o Hezbollah e qual a sua ligação com o Hamas em Gaza? Não se preocupe! Estive durante 45 minutos a explicar tudo isso, na medida do possível, no programa Tarde em Família da Canção Nova. Vejam e, caso ainda tenha dúvidas, diga-me!
Um dos dados interessantes, e tristes, é que as populações que vivem na zona da fronteira entre o Líbano e Israel são em larga medida cristãs. Porque no Líbano várias comunidades cristãs estão a ser directamente afectadas pelos bombardeamentos, e porque as restantes estão a ter de lidar com o influxo enorme de refugiados, a fundação AIS lançou uma campanha para angariar um milhão de euros para ajudar a Igreja local a lidar com a crise. Saiba como ajudar.
No artigo desta semana do The Catholic Thing, Anthony Esolen explica porque vai buscar forças para continuar a travar o bom combate pela razão, o bem e o bom-senso no mundo moderno ao Paraíso Perdido, de Milton.
Quer ajudar os cristãos na Terra Santa a subsistir a esta infindável crise que lhes tem tirado o sustento e a estabilidade? Quem não quer? Ao longo das próximas semanas será muito fácil fazê-lo, sobretudo se vive em Lisboa. Saiba aqui como pode comprar artesanato religioso feito na Terra Santa, ajudando assim quem lá vive.
E termino dizendo que na semana passada chamei a vossa atenção para uma exposição sobre Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, do acervo de Francisco Noronha Andrade. Agora já juntei ao post o cartaz com as conferências que se vão realizar, vale a pena ir lá espreitar.