
Tive o privilégio de poder passar os últimos três dias a fazer um retiro com vários outros membros da Ajuda à Igreja que Sofre – Internacional em Vallendar, na Alemanha, onde fica a sede do movimento de Schoenstatt. O lugar é extremamente bonito e acolhedor, aconselho muito uma visita! O retiro foi também uma oportunidade para rezar por todos os que me acompanham e apoiam. Por ter estado mais “desligado”, esta Actualidade Religiosa deverá ser um pouco mais curta que o costume.
Dos últimos dias sobressai a triste notícia da morte de um jovem padre português que estava a acompanhar um grupo de escuteiros na Suíça. A morte foi natural, mas não é menos trágica por isso. Que Deus o acolha.
O ataque da Rússia a Kiev, na passada noite, causou danos no edifício da Nunciatura Apostólica, segundo o representante da Santa Sé na Ucrânia. Recorde-se que o núncio foi dos únicos diplomatas que nunca saiu de Kiev desde que começou a invasão russa.
Todos os anos são dezenas de milhares as crianças pelo mundo que conseguem ter alguns dias longe da guerra, da pobreza ou da discriminação graças à ajuda da fundação AIS, como podem ler aqui.
E se precisam de uma notícia animadora, não obstante o ambiente difícil, vejam o que se está a passar na Igreja na Nigéria.
O artigo desta semana do The Catholic Thing fala do “preço da maternidade”. Um tema muito actual que mostra como a nossa sociedade está a fazer tudo ao contrário, e no final pagamos todos.