
Um dos primeiros encontros do Papa Leão XIV depois de ser eleito foi com os participantes do jubileu das Igrejas Católicas Orientais. O Papa fez um discurso muito bonito sobre o valor dessas igrejas e o que têm para oferecer ao cristianismo em geral. Esse é também o tema do artigo desta semana do The Catholic Thing, escrito pelo Pe Benedict Kiely.
No domingo tivemos a missa de inauguração do pontificado do novo Papa. Eu acompanhei e comentei na SIC Notícias, embora bastante interrompido por directos das eleições, mas podem também ler um resumo aqui.
Estamos claramente numa fase de lua-de-mel deste pontificado, e isso é bom, por mais que saiba que não vai durar para sempre. Enquanto dura, porém, Leão XIV já se referiu à guerra na Terra Santa e parece ter dado passos para contribuir para um cessar-fogo na Ucrânia.
Lancei esta quinta-feira o quinto episódio da série Portadores de Esperança. Neste episódio conversei com a Irmã Maria Martinha, que acompanha há anos mulheres em contexto de prostituição, procurando mostrar-lhes que têm a dignidade infinita de filhas de Deus e ajudá-las a encontrar a esperança de saberem que Cristo caminha com elas e as ama. É um trabalho belíssimo que vos convido a conhecer melhor, tanto em vídeo como numa versão integral em áudio.
O Grupo Vita assinala dois anos de existência. Durante esse período já atendeu pessoalmente 130 vítimas e recebeu 78 pedidos de compensação financeira.