Estamos em pleno mês de peregrinação a Meca, segundo o calendário islâmico. Infelizmente, este ano o mês calhou em cheio no verão na Arábia Saudita e o resultado é que várias centenas de peregrinos já morreram por causa do calor. Neste texto explico o contexto das peregrinações a Meca e recordo algumas das várias tragédias que já mancharam o “Hajj”.
Calculo que vos tenham chegado ecos do encontro que o Papa Francisco teve a semana passada com humoristas de todo o mundo. Estavam lá muitos dos principais nomes do humor global, católicos ou não, incluindo alguns portugueses. Numa das fotografias deste encontro vê-se o Papa com os humoristas todos por trás, mas se repararem bem, ao lado de Francisco está o Cardeal D. Tolentino Mendonça, a tentar sem sucesso afastar-se da objectiva… Tudo leva a crer que foi mesmo o Cardeal português o arquitecto deste encontro, que está perfeitamente alinhado com o seu modus operandi de fazer pontes entre a Igreja e o mundo do espetáculo e da cultura. Pois essa não foi a única coisa importante a envolver o Cardeal D. José Tolentino esta semana em que também foi condecorado pelo Presidente da República e ganhou o Prémio Pessoa.
Rute Agulhas, directora do Grupo Vita, diz que 21% das vítimas de abusos ocorridos em contexto da Igreja Católica denunciaram os crimes pela primeira vez nos últimos 12 meses. Já Pedro Strecht, director da Comissão Independente, explicou que os dados da comissão foram todos destruídos, para salvaguardar o sigilo dos denunciantes. No que diz respeito a números, há para já 39 pedidos de reparação e dois pedidos de ajuda de agressores. Tudo isto está já na cronologia que mantenho no meu site.
Anda por aí um grande debate social sobre o acolhimento que deve ser dado aos migrantes que chegam a Portugal. A JRS, o serviço Jesuíta aos refugiados, defende o compromisso da Igreja neste campo.
No artigo desta semana do The Catholic Thing, Grazie Christie explica como a sua recente paixão por jardinagem a ajudou a compreender melhor a mente de Deus e a sua relação com a criação. Conhece alguém apaixonado por jardinagem? Mande-lhe o link para este artigo, que é muito bonito!