Por ser feriado do Corpo de Deus amanhã, hoje a Actualidade Religiosa chega excepcionalmente à quarta-feira. Bom feriado a todos!
A semana passada falei da bizarra situação em Espanha, onde um convento inteiro de freiras clarissas abandonou a Igreja Católica para seguir um aldrabão. Pois esta semana escrevi um segundo artigo sobre o assunto para o The Pillar, em que se fala da única freira que saiu do mosteiro sob protesto, dizendo que a comunidade se tinha tornado uma seita. Isso e mais sobre esta história tristemente fascinante.
O Papa Francisco meteu-se numa alhada ao usar um termo impróprio para se referir a homossexuais num discurso aos bispos italianos. Já veio pedir desculpa – mais ou menos – mas o tema fez correr tinta. A minha primeira reacção foi que isto pode ter a ver com diferenças linguísticas e culturais. Os espanhóis usam com banalidade termos que nos fariam a todos corar de vergonha, e bem sabemos que um palavrão dito a norte do Mondego não tem o mesmo peso que um dito em Lisboa e arredores. Será que o Papa está simplesmente mais habituado a usar linguagem colorida? Ou será que não estava ciente da gravidade do termo em italiano? O vaticanista John Allen Jr diz que isso é pouco provável.
No meio de tudo isto vejo muito pouca gente na imprensa a pegar no facto de Francisco ter dito a palavra proibida no contexto de dizer aos bispos que deviam deixar de aceitar homossexuais no seminário…
Será que a participação em movimentos religiosos está ligado a uma democracia mais forte? O especialista em estatísticas religiosas Ryan Burge acredita que sim. Vale a pena conhecer estas conclusões, que replico e analiso aqui.
Um cristão (mais um) foi atacado brutalmente no Paquistão por suspeita de ter profanado o Alcorão.
Leiam esta história sobre um corajoso padre mexicano que faz frente aos cartéis de tráfico de pessoas e de droga e que já esteve prestes a ser morto por isso.
O Papa mandou uma mensagem de encorajamento para o congresso eucarístico que se vai realizar em Braga.
No artigo desta semana do The Catholic Thing o padre Paul Scalia fala sobre dogma e a importância de conhecer e discuti-la, sobretudo na semana em que celebrámos o dogma da Santíssima Trindade.