Poderão ter visto nas notícias desta segunda-feira que um bispo foi atacado durante uma homilia na Austrália. O homem em causa é Mari Emmanuel, e a homilia estava a ser transmitida, pelo que as imagens se tornaram virais.
No seguimento do ataque o autor do mesmo foi imobilizado pelos fiéis presentes na Igreja, até à chegada da polícia. Outras pessoas, incluindo o atacante, terão ficado feridas no incidente. Depois do atentado vários fiéis de Mari Emmanuel protestaram nas ruas, chegando a abanar carros e a lançar garrafas à polícia, alegadamente a tentar aceder à Igreja e mais tarde à ambulância que levava o autor do atentado. Ficaram pelo menos dois polícias feridos nesses incidentes.
Mar Mari Emmanuel (Mar é um título, semelhante a Dom) é um bispo da tradição assíria. Os assírios, conhecidos também por siríacos ou caldeus, são os cristãos da região do Iraque, Síria e mais algumas áreas do Médio Oriente.
Enquanto comunidade, estão divididos em várias Igrejas. Algumas são católicas, como a Igreja Caldeia e a Igreja Católica Siríaca; algumas são ortodoxas, como a Igreja Ortodoxa Siríaca, que está em comunhão com as Igrejas ortodoxas Copta, Etíope e Arménia; e depois há algumas que são independentes, isto é, não estão em comunhão com ninguém, como a Igreja Assíria do Oriente. Por não ter tantos apoiantes no ocidente a Igreja Assíria do Oriente foi perseguida muito duramente no mundo árabe, ao ponto do seu líder ter tido de se mudar para Chicago, nos EUA, no Século XX. Mais recentemente voltaram para o Iraque.
Acontece que, por causa de uma disputa interna, a Igreja Assíria do Oriente sofreu um cisma que levou à criação da Antiga Igreja Assíria do Oriente. Foi nesta Igreja que Mari Emmanuel foi ordenado primeiro padre, e depois bispo, servindo fiéis da diáspora australiana. Uma vez que a Igreja Católica reconhece a validade da sucessão apostólica na Antiga Igreja Assíria do Oriente, Mar Mari Emmanuel é, aos olhos dos católicos, um bispo com ordens válidas.
Mas a coisa não acaba aqui! Mais tarde, Mari Emmanuel entrou em ruptura com essa já pequena Antiga Igreja Assíria do Oriente, e acabou por ser expulso, tendo optado por formar a sua própria igreja, a Igreja do Bom Pastor, que opera na Austrália com uma mão cheia de padres e não está em comunhão com ninguém. O bispo é, por assim dizer, um navegador solitário no mundo eclesial. Não é o único… Consta que a Antiga Igreja Assíria do Oriente ainda tentou uma reaproximação, readmitindo-o à comunhão plena, mas ele manteve-se na sua própria denominação.
Acontece, porém, que Mari Emmanuel tem o dom da palavra e mexe-se bem no mundo das redes sociais, e como gosta de falar de temas polémicos, acabou por ganhar uma grande rede de seguidores, sendo conhecido como o “Bispo do TikTok”. O bispo é adepto de algumas teorias da conspiração, tendo-se tornado bastante famoso na altura do Covid, por exemplo, com as críticas às medidas de contenção. Também já criticou outras confissões cristãs nas suas homilias e intervenções.
Quem o atacou?
O autor do ataque, segundo as autoridades, foi um rapaz de 16 anos, muçulmano, que terá admitido que levou a cabo o atentado porque Mari Emmanuel ofendeu o Islão. Está detido.
Testemunhas no local dizem que Mari Emmanuel perdoou o rapaz logo na altura, abençoando-o em nome de Cristo. Mais tarde fê-lo novamente numa transmissão da cama do hospital, onde está a recuperar, dizendo que reza por ele e por quem o enviou a cometer aquele acto, e que perdoou a todos completamente. Pediu ainda aos seus seguidores que não tentem levar a cabo qualquer tipo de vingança.
Actualizado no dia 18/4/2024