Já estamos na Quaresma. Como de costume, os bispos têm publicado mensagens para as suas dioceses. Podem ver aqui o que o vosso bispo tem para vos dizer.
No dia 13 de Fevereiro fez um ano da publicação do relatório da Comissão Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja. Semanas mais tarde foram entregues as primeiras listas de alegados abusadores aos bispos, e depois às ordens religiosas. O que se passou desde então? Este artigo tem os principais factos, e também algumas reflexões.
Estive também na SIC Notícias na manhã do dia 13 para falar deste assunto. Podem ver aqui.
Uma das novidades que se aproxima é o plano para indemnizações para vítimas de abusos sexuais na Igreja. Será apresentado no dia 19 pelo Grupo Vita, mas ainda não se conhecem detalhes.
Como avisei a semana passada, a “casa” da Actualidade Religiosa mudou para um site novo. No blog mantenho vários anos de texto em arquivo, mas tive o cuidado de mudar todos os artigos sobre a questão dos abusos que escrevi ao longo do último ano para o site novo, para serem mais fáceis de consultar. Está tudo aqui, é só explorar.
Como alguns saberão, um dos meus grandes interesses é o cruzamento entre o desporto e a religião. Acompanhei alguns jogos da Taça das Nações Africanas este mês, embora admita que tenha perdido interesse com a eliminação triste de Angola e trágica de Cabo Verde, na sequência do pior desempate por penaltis que me lembro de ver na vida… No final quem ganhou foi a Costa do Marfim, um facto que mereceu comentários talvez um pouco exagerados dos líderes religiosos do país.
Na véspera da chegada a Portugal do líder espiritual da Comunhão Anglicana, a Lusa entrevistou D. Jorge Pina Cabral, o bispo da Igreja Lusitana, o ramo português do anglicanismo. Aqui pode conhecer melhor esta Igreja pequena, mas com mais de um século de história no nosso país.
O artigo desta semana do The Catholic Thing fala de eleições e boa cidadania. Stephen P. White escreveu-o a pensar nas eleições presidenciais americanas, que acontecem em Novembro, e não nas nossas legislativas, de Março. Mas o espírito e as lições do texto aplicam-se perfeitamente a ambas as realidades, porque a cidadania responsável não se exerce uma vez de X em X anos numa mesa de voto, mas todos os dias, contribuindo para o bem maior da sociedade. E no centro de tudo, está o amor.
No mail da semana passada referi que o novo site permite fazer donativos para ajudar a sustentar o meu trabalho na Actualidade Religiosa. Algumas pessoas já o fizeram. Agradeço muito! Os donativos feitos por transferência não identificam o autor, portanto estando impedido de vos agradecer pessoalmente, queria dizer que rezo por vocês, porque Deus bem sabe quem são. Aos restantes, se apreciam o meu trabalho aqui e acham que vale a pena apoiar, podem fazê-lo aqui.
Para receber este boletim por mail, à quinta-feira, assine a Actualidade Religiosa