Anuncio-vos uma enorme alegria! A Actualidade Religiosa tem um novo site.
Já não vão ter de aturar o design completamente ultrapassado do blog. O novo site dá-me muito mais flexibilidade, permitindo-me, por exemplo, separar os artigos por categorias, como opinião e análise, links para artigos e comentários publicados na imprensa, textos e análise sobre a questão dos abusos, textos em inglês, e por aí fora.
Tenho também uma secção só para os artigos do The Catholic Thing, sendo que mantenho a parceria de traduzir um artigo deles por semana. O desta semana é do Randall Smith, que pergunta para que serve, afinal, a teologia? Não aprendemos mais sobre Deus observando a criação do que a ler livros? Ou será a teologia a consequência natural para o hábito tão humano de fazer perguntas?
A semana passada falei do caso do cartaz da Semana Santa de Sevilha. Desde aí falei com especialistas em arte e com sevilhanos para escrever este artigo sobre o assunto para o The Pillar. Eu sei que a maioria das pessoas não gosta da imagem, mas ainda assim vale sempre a pena reflectir sobre a relação da arte e da religião, e este artigo fá-lo.
Cumpriram-se já três anos desde o golpe militar na Birmânia/Myanmar. A fundação Ajuda à Igreja que Sofre fez um comunicado, pedindo que os conflitos, cada vez mais acesos, não sejam esquecidos pelo mundo. Recordo que muitos dos cristãos neste país são de ascendência portuguesa. Sugiro a leitura desta entrevista com um membro da comunidade (em inglês) e desta minha conversa com o historiador Miguel Castelo Branco, ambas de 2017, sobre o assunto.
Temos más notícias de Moçambique, onde a insurreição em Cabo Delgado vai ameaçando mais comunidades, e da Nigéria a AIS Portugal traz esta bonita história de perdão.
Durante a JMJ a Renascença foi falando com diferentes pessoas que vinham precisamente das “periferias” onde o Papa Francisco quer que a Igreja chegue. Agora, para assinalar os seis meses desse grande evento, apresenta um documentário com os seus testemunhos. Vejam! Também para assinalar esse meio ano, a Renascença apresenta uma entrevista com o seu novo presidente, o Cónego Paulo Franco, que diz que a Igreja ter lugar para todos não significa que compactue com tudo.
O Papa Francisco voltou a falar do tema das bênçãos para homossexuais, sublinhando mais uma vez que são bênçãos para pessoas e não para relações, e acusando os seus críticos de hipocrisia.
Uma das razões pelas quais tive de criar o novo site foi porque precisava de um domínio próprio, especificamente configurado, para poder enviar o meu email semanal com sucesso, uma vez que muitos servidores passaram a ter exigências mais rigorosas e os mails eram rejeitados, ou iam parar ao spam. Agora, mais pessoas devem receber o boletim. Recordo que este é um serviço que presto livremente, tal como são os muitos artigos de opinião e análise que vou publicando. Com o novo site, os custos aumentaram. Se achar que o meu trabalho merece, e quiser/puder contribuir para a sua manutenção, fico agradecido. Seja como for, aqui continuarei a trabalhar!